Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Laboratórios

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 19h14 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 19h27 | Acessos: 686

A seguir são listados os laboratórios por setores que atende os discentes de IC e pós-graduação, e docentes e pesquisadores do PPGQ.

Departamento de Química (DQ/UFAM)

  1. Laboratório de Cromatografia 1 (LC1) – com área de 29 m2, equipado com os principais equipamentos: um sistema de cromatografia em fase gasosa acoplada a um espectrômetro de massas, um sistema de cromatografia líquida de média pressão (MPLC), um HPLC e um sistema de purificação de água Milli-Q. Responsável: Prof. Dr. Jefferson Rocha de Andrade Silva. (inserir foto)
  2. Laboratório de Cromatografia 2 (LC2) – com área de 21 m2, equipado com um CG-EM e um HPLC semi-preparativo líquidos (U-HPLC e HPLC-P), um cromatógrafo em camada delgada (HPTLC) e um liofilizador. Responsável: Profs. Drs. Emmanoel Vilaça Costa e Larissa Silveira Moreira Wiedemann. (inserir foto)
  3. Laboratório de Eletroquímica e Energia (LEE) - com área de 57 m2, equipado uma estação de células a combustível, duas células a combustível, um sistema de água Milli Q, um Microscópio de Força Atômica (AFM) SHIMADZU, um espectrômetro de FTIR SHIMADZU, um analisador térmico (TGA) SHIMADZU e um analisador de área superficial (BET) QUANTACRHOME. Responsável: Profs. Drs. Leandro Aparecido Pocrifka e Raimundo Ribeiro Passos. (inserir foto)
  4. Laboratório de Físico-Química (LFQ) – com área de 57 m2, equipado com os seguintes equipamentos: dois espectrofotômetros UV-vis analógico e digital, e câmara fotocatalítica. Responsável: Prof. DR. Paulo Rogério da Costa Couceiro. (inserir foto)
  5. Laboratório de Química Analítica (LQA) – com área de 86 m2, dividido em três ambientes: (i) preparação e tratamento de amostras; (ii) informática e (iii) espectrometria – equipado com 1 (um) espectrômetro de UV-visível (feixe duplo) e 1 (um) espectrômetro de absorção atômica. Responsáveis: Profs. Drs. Genilson Pereira Santana e Marco Antônio dos Santos Farias. (inserir foto)
  6. Laboratório de Química de Produtos Naturais (LQPN) – com área de 143 m2, equipado com balanças digitais, rotaevaporadores, estufas, moinhos, sistemas de pipetadores automáticos, sistemas de obtenção de extratos botânicos e microbianos, duas centrífugas, quatro freezer e duas geladeiras. Responsáveis: Profs. Drs. Emmanoel Vilaça Costa, Jefferson Rocha de Andrade Silva e Larissa Silveira Moreira Wiedemann. (inserir foto)
  7. Laboratório de Química Inorgânica (LQI) – com área de 57 m2, equipado com um Potenciostato/Galvanostato METROHM Autolab PGSTAT 302N, um Reator PARR de alta pressão 316 L inox, um Karl Fischer volumétrico LABINDIA. Responsável: Profa. Neila de Almeida Braga. (inserir foto)
  8. Laboratório de Química Teórica e Computacional (LQTC) - com 56 m2 de área, equipado com computadores com acesso completo à rede, utiliza softwares Gaussian for Linux, Gaussian W03, GaussView, Hyper Litte, VMD e NAMD (todos com licenças). Responsável: Prof. Kelson Mota Teixeira de Oliveira. (inserir foto)
  9. Laboratório de Pesquisas e Ensaios de Combustíveis (LAPEC) - órgão suplementar da UFAM diretamente vinculado ao DQ, com área de 380 m2, destinado a coletas e análises físico-químicas de amostras de combustíveis automotivos (gasolinas, AEHC e diesel) nos estados do Amazonas e Roraima. Responsável: Prof. Dr. Luiz Kleber Carvalho de Souza. (link do LAPEC)

 

Central Analítica do Centro de Apoio Multidisciplinar (CA/CAM)

  1. Laboratório de Abertura de Amostras e Ensaios Químicos (LAEQ) - Responsável: Profs. Drs. Rita de Cássia Saraiva Nunomura e Walter Ricardo Brito. (www.centralanalitica.ufam.edu.br/laeq.html)
  2. Laboratório de Análises de Água e Qualidade Ambiental (LAQUA) – Profs. Drs. Prof.ª Dra. Tereza Cristina Souza de Oliveira e Cristine de Mello Dias Machado. (www.centralanalitica.ufam.edu.br/laqua.html)
  3. Laboratório de Bioeletrônica (LABEL) - Responsáveis: Profs. DRs. Walter Ricardo Brito e Paulo Rogério da Costa Couceiro. (www.centralanalitica.ufam.edu.br/label.html)
  4. Laboratório de Bioensaios e Microrganismos da Amazônia (LABMICRA). Responsável: Profs. Drs. Antonia Queiroz Lima de Souza e Afonso Duarte Leão de Souza. (www.centralanalitica.ufam.edu.br/labmicra.html)
  5. Laboratório de Cromatografia Gasosa (LABCG) - Responsável: Profa. Dra. Tereza Cristina Souza de Oliveira. (www.centralanalitica.ufam.edu.br/item-1-do-menu-2.html)
  6. Laboratório de Cromatrografia e Espectrometria de Massas (LABCEM) – Responsáveis: Profs. Afonso Duarte Leão de Souza e Rita de Cássica Saraiva Nunomura. (www.centralanalitica.ufam.edu.br/labcem.html)
  7. Laboratório de Espectroscopia no Infravermelho (LABIV) Responsáveis: Profs. Drs. Paulo Rogério da Costa Couceiro e Marcos Batista Machado. (www.centralanalitica.ufam.edu.br/labiv.html)
  8. Laboratório de Métodos Espectroscópicos por Absorção Atômica e Ultravioleta (LAMESP) - Responsáveis: Profs. Drs. Cristine Mello Dias Machado e Tereza Cristina Souza de Oliveira. (www.centralanalitica.ufam.edu.br/lamesp.html)
  9. Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (NMRLAB) - Responsável: Prof. Dr. Marcos Batista Machado. (www.centralanalitica.ufam.edu.br/nmrlab.html)

 

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia - INPA

  1. Biotério Central (BtC) – é um ambiente assistenciado por pessoal qualificado e mantido por padrões internacionais de biossegurança com produção de roedores (camundongos, ratos e hamsters), com salas de experimentação de nível de biossegurança 1 e 2 em amostras de extratos vegetais e substâncias purificadas para atividade antimalárica, mediante autorização pela CEUA do INPA. (inserir foto ou link)
  2. Central Analítica do Laboratório Temático de Química de Produtos Naturais (CA-COTI) - com área de 50 m2, equipada com um espectrômetro de massas com analisador do tipo ion-trap Bruker com fontes ESI e APCI, um espectrômetro de massas de alta resolução Brucker com analisador do tipo ToF e conectados a dois UPLCs com detectores DAD Shimadzu e espectrômetro de ressonância magnética nuclear de 300 MHz com sonda de gradiente 1H/13C. Responsáveis: Drs. Adrian Martin Pohlit, Cecilia Veronica Nunez, Maria da Paz Lima e Sergio Massayoshi Nunomura.
  3. Laboratório de Bioprospecção 1 (LB1-COTI) – com área de 54 m2, equipado um cromatógrafo líquido de alta eficiência com detector de fotodiodos, injetor e coletor automático, um cromatógrafo gasoso com detector FID e NPD, um ressonância magnética nuclear de 60 MHz. Responsável: Dra. Cecília Verônica Nunez.
  4. Laboratório de Bioprospecção 2 (LB2-COTI/INPA) – com área de 54 m2, equipado uma câmara escura, duas cabines de segurança biológica nível 2, um liofilizador Christ, um concentrador de amostras Christ, um freezer -86 oC Sanyo. Responsável: Dra. Cecília Verônica Nunez.
  5. Laboratório de Equipamentos (LEq-COTI/INPA) – com área de 36 m2, equipado com um cromatógrafo gasoso de alta resolução Thermo acoplado com um detector de massas do tipo quadrupolo de baixa resolução da Thermo, um cromatógrafo gasoso de alta resolução da Agilent HP 6890 plus (com sistema de injeção automática, sistema dualcolumn, dois detetores do tipo FID e workstation), um cromatógrafo líquido de alta eficiência da Shimadzu Prominence (com sistema de injeção automática, detector tipo arranjo de diodos e workstation), um cromatografo líquido de alta eficiência semi-preparativo da Shimadzu LC-6AD (com detetor ultravioleta e workstation), um espectrofotômetro UV-visível da Femto XI 800, m espectrômetro de IV Bolmen FTLA 2000 (com workstation) e um aparelho de ponto de fusão Marconi MA-381. Responsáveis: Drs. Adrian Martin Pohlit e Sergio Massayoshi Nunomura.
  6. Laboratório de Princípios Ativos da Amazônia (LAPAAM-COTI/INPA) – com área de 90 m2, equipado com quatro sistemas de destilação de solventes; duas baterias extratoras para sistema tipo Soxhlet e uma bateria extratora para sistemas Clevenger modificados, um sistema de purificação de água Millipore Simplicity, dois agitadores mecânico, quatro conjuntos de pipetadores automáticas, um moinho de facas Wyllie - Marconi, dois banhos ultrassônico Unique USC-1400 e Unique USC-1800, um liofilizador Martin Christ Alpha 2-4 LSC, um cromatógrafo de média pressão Büchi 688, uma balança para determinação de umidade por infravermelho, um filtro prensa para extração de óleos vegetais. Responsáveis: Drs. Adrian Martin Pohlit e Sergio Massayoshi Nunomura.
  7. Laboratório de Química de Produtos Naturais 1 (LQPN1-COTI) – com área de 72 m2, equipado com um sistema de destilação de solventes, um sistema de extração de óleos essenciais, um sistema de cromatografia líquida de média pressão (MPLC) e um ponto de fusão. Responsável: Dra. Maria da Paz Lima.
  8. Laboratório em Química Analítica e Ambiental 1 (LQAA1-COTI) – com área de 54 m2, divididos em três ambientes: (i) preparação de amostras; (ii) informática; (iii) espectrometria equipado com um espectrofotômetro de UV-Vis de feixe duplo, um espectrômetro de absorção atômica acoplado ao forno de rampa de aquecimento controlada para a especiação de mercúrio e forno de grafite e linha de óxido nitroso, e um sistema FIA para determinação de fósforo e alguns compostos de nitrogenados. Responsável: Dr. Ezio Sargentini Junior.
  9. Laboratório em Química Analítica e Ambiental 2 (LQAA2-COTI) – com área de 64 m2, equipado com um espectrômetro de absorção atômica com forno de grafite, um cromatógrafo gasoso, um cromatógrafo líquido de alta eficiência, um cromatógrafo de íons e três espectrofotômetros UV-Vis adaptados para metodologias analíticas em sistemas em fluxo continuo (FIA), uma câmara de temperatura, umidade e velocidade de vento controlados para estudo in house do comportamento de gases de interesse ambiental e uma estação metereológica portátil. Responsável: Dr. Ézio Sargentini Júnior.

 

Os docentes e discentes do PPGQ também tem utilizados outros laboratórios na UFAM conforme listados abaixo.

  1. Laboratório de Cristalografia e Mineralogia do Departamento de Geociência da UFAM – equipado com um Difratômetro de Raios X Shimadzu e um Microscópio Eletrônico de Varredura – MEV Jeol. (inserir link ou foto)
  2. Laboratório de Materiais da Amazônia e Compósitos - LaMAC da Faculdade de Tecnologia da UFAM – equipado com um Espectrômetro de Fluorescência de Raios X Malvern Panalytical Epsilon 3XL e um analisador térmico simultâneo TG/DTG-DSC TA Instruments SDT Q 600. (inserir link ou foto)
  3. Laboratório de Materiais do Departamento de Física da UFAM - equipado com um Difratômetro de Raios X Pananalical. (inserir link ou foto)
  4. Laboratório de Microscopia de Força Atômica do Departamento de Física da UFAM - equipado com um Microscópio de Força Atômica – AFM BRUKER. (inserir link ou foto)
  5. Laboratório de óptica de Materiais – Optima do Departamento de Física da UFAM - equipado com um espectrômetro Raman Jobin Yvon modelo iHR550. (inserir link ou foto)
Fim do conteúdo da página