Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 10h48 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 13h42 | Acessos: 1371

O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) deu início as atividades em 1987 no INPA, com a criação do Programa de Mestrado em Química de Produtos Naturais, através de Convênio de Cooperação UFAM e INPA, com nota 3 da Capes. Em 1994, a Coordenação do PPGQ foi transferida para o Instituto de Ciências Exatas (ICE) na UFAM, e que além dos laboratórios da Coordenação de Pesquisa de Produtos Naturais (CPPN/INPA) contou com mais dois laboratórios do Departamento de Química, no Setor Sul do Campus UFAM, para atividades de pesquisas e pós-graduação.

Em 2007, foi criado o curso de doutorado com nota 4 da Capes que consequentemente levou a nova reestruturação com as seguintes áreas de concentração: Físico-Química, Química Analítica e Química Orgânica. Mas, tarde foram inseridas as áreas de Química Inorgânica e Ensino de Química.

Desde então, devido aos processos de avaliação da Capes outras reestruturações foram feitas e que culminaram na fusão das linhas de pesquisas existentes resultando as cinco seguintes:

1. Ensino de Química

2. Métodos Analíticos e Estudos Ambientais

3. Produtos Naturais e Biomoléculas

4. Química de Materiais e Interfaces

5. Transformações de Moléculas Orgânicas

Em 2010, a transferência do PPGQ, para o Complexo do ICE no Setor Norte do Campus UFAM, proporcionou a aquisição de oito laboratórios e em seguida pode contar com os laboratórios da Central Analítica do Centro de Apoio Multidisciplinar que atende a comunidade de Química e áreas afins.

O PPGQ/UFAM é um dos principais programas da área de Química da Região Norte, sendo o único do Estado do Amazonas. Já formou mais de 250 mestres e 60 doutores, também tem recebido estágios de pós-doutorado, e conta com bolsas Capes, CNPq e Fapeam como auxílio para os discentes durante a realização dos cursos.

O PPGQ tem forte cooperação científica/técnica com diversas IES´s do Brasil e algumas do exterior enviando os discentes de mestrado e doutorado para missões de estudos, bem como incentiva os docentes e discentes participarem de eventos científicos nacionais e internacionais.

Fim do conteúdo da página